A Consumação

Arcano Menor

TOPO

carta

SOBRE A CARTA

Naipe:

Três de Copas

Verso:

"Bebe em gotas do teu poço, e aos goles das correntes dos teus rios."

Chaves:

EXPOSIÇÃO DOS SEUS FEITOS - REVELAÇÃO DOS DONS QUE FICARAM REPRIMIDOS - REALIZAÇÃO DOS SONHOS - ALÍVIO DE FRUSTRAÇÕES

Astro:

Júpiter

Júpiter, como o grande benéfico do zodíaco, amplia a consciência, dá confiança e nos faz enxergar com clareza aspectos da vida que não estavam sendo vistos.

Cabalah:

R - 3

Sobre:

Esta carta representa um momento em que está aflorando uma nova parte do nosso ser. Anseios, dons que estavam despercebidos ou sem espaço para se desenvolverem.

É um momento para assumir as frustrações, isto, por um lado dói, mas por outro permite perceber o que se quer e, assim, movimentar-se para obter. Sempre temos sonhos, necessidades que ocultamos dentro de nós, e que temos muita dificuldade em assumir, pois representam carências profundas que são motivo de sofrimento.

Este é o momento em que não dá mais para esconder de nós mesmos estas coisas. E assim temos de assumir a necessidade de trabalhar com essas frustrações.

A Consumação fala de um processo que vem acontecendo de um tempo para cá. Você vinha depurando sua forma de ser em busca de um personagem que representasse melhor o seu próprio papel. Ao mesmo tempo, estava ansioso para poder desenvolver potencialidades suas que estavam esquecidas e realizar certos desejos ainda não satisfeitos. 

Agora, você está moldando uma nova forma de ser. É hora de assumir os próprios desejos, incorporando um jogo de personagens novos e criar um ambiente novo ao seu redor.

Você está mais verdadeiro consigo mesmo, passando a representar papéis novos, mais coerentes. Está ganhando independência da aceitação dos outros. 

Esta carta pode significar doença, pois, muitas vezes, a pessoa está assumindo anseios que ficaram reprimidos por muito tempo e que para ela é muito difícil fazer isso, então, representa somatizações ou doenças que vêm de estafa física ou emocional.

SIMBOLOS

Plano Espiritual:

"A virtude humana do próprio convencimento."

O plano Mental invade o Plano Espiritual com a cabeça e a coroa de Osíris, símbolo do poder sobre si mesmo, representado nesta imagem o próprio Deus. Osíris era o deus do submundo, por sua vez, da escuridão, do subconsciente.

Plano Mental:

"O princípio da determinação da conduta."

No Plano Mental, um faraó saindo do portão do mundo dos mortos, ainda inconsciente. Ele tem os braços cruzados (que parece o hieróglifo que significa esconder, conciliar), e ele vem do inconsciente para o consciente, trazendo o que estava lá, escondido de sua mente, mas causando angústia, porque não queria ser exposto. Ele tem as vestimentas da mulher interior que descobriu dentro de si a magia do contato com o seu interior.

Plano Fisico:

"A Consumação como ato de plenitude."

No Plano Material, a lua minguante sobre o sol negro do eclipse, mostrando um momento de introspeção, de encontro com os antepassados e de mudança de fase a partir disto.

EXEMPLOS

Exemplos:

Refletir. Revelar sentimentos. Realizar algo que sempre foi seu desejo.

Amor:

Está na hora de abrir o jogo. Mostre o que você sente e o que quer. Frustrado por frustrado, deixando claro suas expectativas, pelo menos você pode finalmente saber o que está acontecendo do outro lado. Realização de sonhos ou amor platônico.

Trabalho:

Você está pronta(o). Seja espontânea(o). O momento requer honestidade e espontaneidade. Se você não disser o que quer, ninguém pode adivinhar. Ninguém perde o que nunca teve. Dê chance a si mesmo de ganhar, de ser um sucesso!

Familia:

Possibilidade de algumas frustrações. É melhor fazer o jogo da verdade. Quando todos conseguirem assumir o que sentem e querem, as desavenças se resolverão.

Caracter:

Sincero. Camuflado. Quieto. Misterioso. Tristonho. Frustrado.