TOPO

SOBRE A CARTA
Naipe:
Ás de Copas
Verso:
"Tição és no incêndio, mulher; e tu, homem, vento que aviva o fogo."
Chaves:
MUDANÇA NA FORMA DE EXPRESSÃO DO EU - TRANSFORMAÇÃO NAS RELAÇÕES - RUPTURA DE AMBIENTE E DE RELAÇÕES
Astro:
Mercúrio
Cabalah:
T - 5
Sobre:
O Ás de Copas mostra o fim da tarefa do naipe, que é a de constituir um ambiente onde se possa desempenhar plenamente os dons. Esta carta mostra que, no passado, foram criadas uma série de personagens que incorporam as partes conhecidas. Através desses personagens nós penetramos no meio e estabelecemos várias relações, integrando-nos aos ambientes. Porém, com o crescimento estes personagens perderam a expressividade e os ambientes ficaram pequenos. É necessário ampliar o espaço, mudar a forma de se relacionar com os outros e conquistar novas relações. Assim, a Afinidade mostra transformações, rupturas com situações e pessoas, e mudança na forma de se relacionar com aqueles que não podemos cortar as relações, como com a família. Você está sintetizando uma nova forma de ser, eliminando personagens que não quer mais representar. Com isto, está mudando a forma de se relacionar. Você começa a enxergar as pessoas de um modo diferente, e algumas já não correspondem mais à sua forma de ser. Isto implica na ruptura com certas relações, e até mudança de ambiente. Mudança de cidade, por exemplo, ou de bairro na mesma cidade, que trazem uma renovação na vida social, permitindo o encontro de situações mais afins. Saída de um trabalho onde as relações não eram muito agradáveis.
SIMBOLOS
Plano Espiritual:
"A virtude humana do atrativo pessoal."
No Plano Espiritual, a Deusa Hator como símbolo da fertilidade. A fecundidade como condição de adequação no ambiente.
Plano Mental:
"O princípio da sedução natural como poder moderador dos atos."
No Plano Mental, a Deusa Anuket, filha de Satet e Khnum. Juntos, os três integram a tríade da Criação e representam as cataratas do rio Nilo. Anuket e Satet eram consideradas deusas do amor e da fertilidade. Egípcios acreditavam que as cheias do Nilo eram provocadas pelas cataratas e traziam fertilidade às terras do delta. O cetro de talo de flor de lótus ou flor de papiro eram característica desta Deusa. A flor de lótus era o símbolo da criação e do renascimento, pelo fato de que todos os dias, com o nascer do sol, a flor emergia nas águas do Nilo para se fechar ao anoitecer. Ela representa a necessidade da afinidade com o ambiente para a realização da criação. A Deusa Sati também tem a dualidade de Hator como “Senhora das emoções” e traz sensitividade, graça e sensualidade, porém, abre as portas dos sentimentos e, como Deusa da Luxúria, é criativa, mas também feroz. Sati afasta os inimigos da região sul do Egito (ela representa as cataratas do sul) para que a água venha com abundância. E isso representa o momento de romper velhos laços com pessoas que não o aceitam mais como você é agora, para que seus talentos e especialidades possam aflorar.
Plano Fisico:
"A Afinidade como causa eficiente do despertar das emoções."
No Plano Material, a lua crescente emergindo das águas do caos ou águas primordiais (Nilo). A lua e suas fases eram associadas com a matemática, com deus Thot, o olho de Rá e Osíris.
Ambos, o olho de Rá e o de Osíris, foram esquartejados em duelos contra o deus do Caos, Seth, e foram recompostos à sua totalidade com a ajuda da magia de Thoth. A lua crescente seria indicativa à uma fração de um inteiro. O reinício, o novo brotando do caos, o primeiro passo para se tornar inteiro. As enchentes do Nilo representam a mudança de fase para um período de abundância, facilitando a introdução de novos aspectos da personalidade. Demonstra a necessidade de mudanças no ambiente e nas relações em ordem de encontrar melhores oportunidades para o desenvolvimento dos dons e da afetividade.
EXEMPLOS
Exemplos:
Procurar novos amigos. Definir suas relações. Cortar aquilo que você não quer mais. Romper relacionamentos que não estão mais te acrescentando nada. Romance. Casamento ou separação. Mudança de status social.
Amor:
Você está se sentindo incomodado com a forma de relacionar afetivamente. Sente-se oprimido, sem poder se expressar. Mas está encontrando afinidades novas que estão te trazendo força para mudar a forma de agir. Com isso, você vai mudar sua vida afetiva. Está, finalmente, encontrando uma maneira mais confortável de se expressar. Pode significar a ruptura da relação ou de outras relações que impedem o seu relacionamento de fluir. Casamentos que já têm mais de sete anos, a separação não poderá estar marcada apenas com esta carta, terá que vir acompanhada de outras cartas como, por exemplo, outros Ases e ou a carta #22, O Regresso.
Trabalho:
Mudança de posição, de ambiente. Você estava cercado de pessoas que não queriam dar espaço para você. Assim, as suas potencialidades estavam confinadas. Mas, o universo está abrindo as portas para você, e te apresentando pessoas e ambientes novos, onde você poderá ser mais você. Esta carta pode falar ainda de uma mudança de emprego, ou de setor, que vai implicar em mudança de cidade, de bairro. Também pode falar do papel que você vinha exercendo.
Familia:
Mudanças na família! Mudança de casa, de bairro, ou saída ou chegada de um membro.
Caracter:
Amável. Harmônico. Mediador. Pessoa que tem facilidade de adaptação.