TOPO

SOBRE A CARTA
Naipe:
Escravo de Paus
Verso:
"Foi tempo de colher, e é tempo de cozinhar; tempo foi de falar, e é tempo de calar."
Chaves:
LIBERTAÇÃO DAS DEPENDÊNCIAS - RUPTURA DE ESTRUTURAS FRÁGEIS E INSUFICIENTES EM FUNÇÃO DA CRIAÇÃO DE BASES PRÓPRIAS
Astro:
Saturno
Cabalah:
X - 8
Sobre:
O Escravo mostra a necessidade de criarmos nossas próprias bases e nos libertarmos dos laços de estruturas que utilizamos para nos desenvolver, mas que no momento já estão nos impedindo de crescer.
Mostra um momento que, embora ainda não possuímos toda a base para nosso total sustento, já não nos é permitido apoiar-nos em estruturas antigas que nos serviram até agora. Fala que estamos acomodados em uma situação e que precisamos dar um passo para mudar isso, mesmo sentindo que ainda não estamos prontos. Como tudo no Universo é perfeito, ao darmos o passo, sincronicamente, encontraremos os apoios que precisamos para obter sucesso.
O pintinho quebrando a casca do ovo é o símbolo desta carta, repetindo o significado do Arcano maior – A Fragilidade (16) – Diz do jovem se lançando à própria vida ainda sem toda a segurança, natural da inexperiência de vida.
De uma forma mais geral, esta carta fala da perda do medo de quebrar com as dependências e dos mecanismos de defesa que utilizamos para nos proteger até agora.
Ruptura de bases onde você se apoiava até agora. Perda do medo de se desprender das dependências. Quebra de mecanismos de defesa.
É um momento em que você está abrindo mão de uma série de apoios em função de criar a própria base, como por exemplo a saída da casa dos pais ou de um emprego do qual você estava dependente, mas ele não trazia a satisfação das suas necessidades. Pode falar ainda sobre alguém que está inseguro; uma criança que precisa de cuidados; uma pessoa que está insegura para iniciar um projeto, que precisa dar um passo decisivo.
SIMBOLOS
Plano Espiritual:
"A virtude humana de criar o surpreendente, o buscar o maravilhoso. "
Hapi, deus do Nilo, outra representação das estações, mas aqui ela refere-se ao futuro, à esperança de uma boa cheia das águas do Nilo, trazendo a boa colheita e a abundância, reforçando a noção do tempo da natureza.
Plano Mental:
''A ação do tempo como justiça e poder de manifestação."
Um jovem, em posição de súplica, implora por sabedoria para enfrentar a situação. Ele está sobre uma base de pedra no Nilo, com as águas subindo ao seu redor, e precisa construir um barco com os papiros ao seu lado. Ele deve se lançar ao rio em busca da matéria-prima antes que seja tarde demais. Os barcos construídos de papiro são símbolos de proteção.
Plano Fisico:
"O Prodígio no ato de consumar-se.''
Deus Ammut, o devorador das almas. A teologia egípcia dizia que, após a morte, a alma do indivíduo passaria pelo Julgamento de Osíris, onde o peso de seu coração, representado por um vaso nas inscrições, seria comparado ao peso de uma pena. O coração representa os feitos da pessoa durante sua vida na terra, e a Pena da Deusa Maat significa a justiça, a verdade, indicando um momento em que suas ações neste momento trarão consequências no futuro.
EXEMPLOS
Exemplos:
Iniciar projetos e negócios. Mudança de casa. Saída de um trabalho que não te trouxe estabilidade.
Amor:
Quebra das resistências no campo afetivo. Libertação dos medos. Relação com uma pessoa que está insegura, carente.
Trabalho:
É nos momentos de aparente fraqueza que temos a coragem de ousar, de iniciar novos projetos. É agora ou nunca. Faça!
Familia:
Filho que exige mais atenção, pela fragilidade física ou emocional. Ou momento em que o filho está se libertando da dependência financeira, mas por vontade própria, não por ter toda a estrutura necessária.
Caracter:
Frágil. Inseguro. Dependente. Debilidade física. Pessoa que está iniciando a construção de uma estrutura nova e está se sentindo muito insegura com isso.